Seja bem vindo! Você está diante de um ambiente virtual que se encontra em constante evolução! Aqui divido com os interessados assuntos que para muitos não irão passar de uma fantasiosa obra cientifica, ou até mesmo uma complexada obra hollywoodiana. Antes de qualquer pré julgamento, já lhe adianto que devemos analisar tudo com calma e principalmente com a mente aberta,pois este será o primeiro passo para a retirada do véu que nos mantém inseguros dentro dessa Matrix. Lembre-se que a verdadeira critica é aquela questionada por quem busca a verdade acima de qualquer preconceito.

Façamos bom proveito das novas informações aqui divididas e fiquem a vontade para exporem sua idéias e opiniões.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Curta mostra como estamos esgotando nosso planeta.

Em A História das Coisas um excelente curta animado lançado em dezembro de 2007, nos é apresentado  o ciclo de vida dos bens materiais. O documentário faz uma crítica ao excesso de consumo e promove a sustentabilidade.

A cineasta Annie Leonard, escreveu e narrou o filme, que foi financiado pela Tides Foundation, grupo de financiadores para a Produção Sustentável e Consumo, Free Range Studios e outras instituições.

O documentário está sendo utilizado em escolas, programas de artes e aulas de economia, assim como locais de treinamentos para sustentabilidade corporativa.Em fevereiro de 2009, já tinha sido visto em 228 países e territórios. De acordo com o Los Angeles Times de Julho de 2010, o filme foi traduzido para 15 idiomas e tinha sido visto por mais de 12 milhões de pessoas.

O vídeo de 20 minutos apresenta uma visão crítica ao consumismo da sociedade americana e as consequências para o mundo caso todo o planeta passe a seguir este modelo. O vídeo é dividido em sete capítulos:  Introdução, extração, produção, distribuição, consumo, descarte e outro caminho.

O curta divide a economia de materiais em um sistema composto de extração, produção, distribuição, consumo e descarte. Leonard diz que, “você não pode ter um sistema linear de consumo em planeta finito indefinidamente”. Para dar crédito as suas informações, todo o vídeo é apoiado em dados estatísticos.

A História das Coisas tem sido objeto de discussão pública, especialmente após o The New York Times publicar um artigo de primeira página sobre o vídeo em maio de 2009. A American_Family_Association afirma que o vídeo é anti-consumidor e até mesmo antiamericano, porque passa ao terceiro mundo a impressão de que os americanos são gananciosos, egoístas e cruéis.

Mesmo antes do The New York Times publicar o artigo, a empresa sustentável Fieldbook apontou para História das Coisas como um retrato bem-sucedido dos problemas com o ciclo de consumo, outros dizem que é uma tentativa de envolver e prover a economia circular.John Passacantando, diretor executivo do Greenpeace, chamou de "mega-hit em três níveis".

Críticos libertários e politicamente conservadores descreveram o documentário como enganoso e politicamente liberal. O conselho de uma escola em Montana repreendeu um professor que exibiu o filme em uma sala de aula. O público em protesto contra a subsequente decisão levou a uma reformulação do conselho de políticas da escola e um prêmio para o professor que exibiu o filme.

Esta ultima informação pode nos dar a dimensão de como a política do capitalismo luta para manter seu sistema de consumo e alienação. É importante para o capitalismo que as pessoas não percebam o quanto seu estilo de vida é prejudicial ao mundo todo, pois é através do consumo desnecessário que somos escravizados. Uma vez que temos de trabalhar a maior parte do nosso dia para comprar produtos que nos façam esquecer nossa vida sem sentido.

Para conhecer outros vídeos como: A história da água engarrafada, A história de Cap & Trade, A história d Cosméticos, A história dos Electronicos. Acesse o site oficial do projeto em WWW.storyofstuff.com.

fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário