(Reino unido, 2008, 58min – Procução: BBC) |
"A conquista da aldeia foi conduzida com grande brutalidade. Famílias inteiras - mulheres, pessoas idosas, crianças - foram mortas e pilhas de corpos se acumularam. Alguns dos prisioneiros levados aos lugares de detenção, incluindo mulheres e crianças, foram brutalmente assassinados pelos guardas. Entre os prisioneiros estava uma jovem mãe e o bebê. Os guardas mataram o bebê na frente da mãe e depois que ela desmaiou, também a mataram." (relatório de militar israelense sobre a invasão israelita em uma aldeia palestina, 12 de abril de 1948).
Israel se estabeleceu no território palestino graças à vários fatores, dentre eles a ocupação inglesa na Palestina, o Holocausto, a pressão norte-americana sobre a ONU. As incursões israelenses de enorme violência ainda perduram, graças ao poder econômico que se aliou ao poder das armas. Para os palestinos, expulsos de suas casas e aldeias até os dias atuais, a Guerra de Independência de Israel ainda é conhecida como "A Catástrofe". As raízes desse conflito são determinantes para entendermos que nunca haverá paz na região, enquanto não forem resolvidas as atrocidades e injustiças cometidas há 60 anos atrás.
Acesse http://news.bbc.co.uk/2/hi/78601.stm e entenda mais sobre a formação do Estado de Israel.
Assista aqui ao documentário The Birth of Israel
Nada mais justo que o retorno dos judeus ás suas terras, A Itália, descendente direto do romanos, A Grécia, Árabes, Os ingleses.... deveriam ser levados à tribunais internacionais para responderem pelos assassinatos de judeus, posse de suas terras e destruição de locais sagrados ao longo da História. Eu fico impressionado como ainda tem gente que fica contra israel! Bando de idiotas!
ResponderExcluirrehnor@hotmail.com